Com sua criação em 1995, o Mercado Livre de Energia é um ambiente especial de negociação em que vendedores e compradores podem negociar energia elétrica livremente entre si, em conformidade com a regulamentação do setor.
Isso permite que consumidores industriais, comerciais e de empresas de serviços contratem energia elétrica diretamente de geradores e comercializadoras.
Com maior possibilidade de escolha de condições customizadas, o consumidor Livre pode negociar a quantidade de energia a ser adquirida de acordo com o perfil de consumo de seu negócio de acordo com o prazo de fornecimento e o preço praticado, entre outras vantagens.
Além disso, a compra de energia pode ser garantida no curto, médio e longo prazos, com gastos de energia pelo prazo do contrato já estabelecido, facilitando a gestão financeira.
Amplo poder de escolha
A empresa consumidora pode escolher o fornecedor com melhor flexibilidade na negociação desde a duração do contrato até a negociação dos preços.
Preços mais competitivos
A competição entre fornecedores acarreta redução de preços e maior eficiência dos serviços, incluindo inovação nos produtos e serviços oferecidos.
Desta forma, sua empresa melhora sua competitividade.
Flexibilidade na negociação
Preço, volume, prazo e forma de reajuste são alguns dos itens decididos nas negociações entre o fornecedor e a empresa consumidora.
Assim, há uma maior flexibilidade com suprimentos ajustados às necessidades e características de cada empresa.
Previsibilidade de custos
O Mercado Livre prevê a previsibilidade dos custos de energia da empresa, uma vez que o contrato pode ser negociado a um preço fixo e indexado a um índice de inflação.
Por exemplo, as tarifas de bandeira ordenadas pelo Governo não influenciam o preço, estando previamente consagrado no acordo.
Critérios para adesão ao Mercado Livre de Energia
A empresa contratada pode escolher entre duas categorias de consumo.
Consumidor livre
Fornecido em qualquer tensão e deve ter demanda contratada com a distribuidora igual ou superior a 2,0 MW. Pode adquirir energia convencional de grandes usinas hidrelétricas e termelétricas ou energia incentivada.
Consumidor especial
Fornecidos em qualquer tensão, com demanda contratual igual ou superior a 0,5 MW e energia exclusivamente de fontes incentivadas bem como pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), biomassa, eólica ou solar.
Modelos para entrada no Mercado Livre
Uma vez satisfeitos os critérios de elegibilidade, a empresa de consumo pode escolher entre dois modelos de contrato.
Agente CCEE
A parte contratante passa a integrar a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e passa a ser Agente do Mercado, cumprindo suas normas e procedimentos, que incluem reajuste comercial, garantias financeiras e exposição a risco.
Recomendado para organizações de grande ou médio porte com consumo superior a 1MW – e que preferencialmente já tenham experiência no Mercado Livre.
Varejista
Da migração até a gestão uma empresa responsável faz a colocação da empresa no Mercado, assim como modelagem, mensuração, escrituração e cumprimento das obrigações financeiras com a CCEE.
Empresas com várias unidades consumidoras também se beneficiam desse modelo.
Gostou do post? Agora que você já tirou suas dúvidas sobre o Mercado Livre de Energia, aproveite para conferir nosso artigo “IoT para Gestão de Energia”.
A CCLapa oferece soluções completas de conexões inteligentes; sistemas de automação da medição de energia. Saiba como aproveitar todas essas inovações e garantir a entrega de um serviço de melhor qualidade, com mais eficiência e menor custo.