Qual é a diferença entre economia de energia e eficiência energética?

economia de energia

Economia de energia e eficiência energética já eram temas que estavam na pauta das empresas antes da pandemia e antes da Crise Hídrica.

Hoje fazer o melhor uso da energia é ainda mais importante, com os altos preços da conta de luz, bandeiras tarifárias no vermelho as empresas precisam encontrar maneiras de reduzir custos.

Nessa busca, muitos consumidores investem em ações de economia de energia e eficiência energética. Mas você sabe quais são as diferenças entre esses conceitos?

O que é Eficiência Energética?

Fazer mais com menos energia. Isso é eficiência energética.

Eficiência energética é uma atividade que busca melhorar o uso das fontes de energia.

A utilização racional de energia chamada também simplesmente de eficiência energética, consiste em usar de modo eficiente a energia para se obter um determinado resultado. Por definição, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.

Exemplos da eficiência energética:

Iluminação:

Uma lâmpada tipo LED de 7W tem o mesmo nível de iluminamento que uma lâmpada incandescente de 60 W. OU seja, economia de 53 Watts por hora ou quase 90% de economia.

Além disto, a vida útil do LED é 50 vezes maior e o calor que é transferido para o ambiente é menor portanto locais climatizados gastarão menos energia para resfriar o ambiente.

Motores:

Em média, um motor de alto rendimento economiza de 20 a 30% de energia em relação a um motor tradicional.

Além disto, uma boa parte dos motores instalados possui potência maior que a necessária, portanto adequando a potencia do motor, haverá mais economia de energia elétrica.

Caldeira – Produção de vapor:

Muitas indústrias, hospitais e hotéis utilizam de caldeiras à gás ou elétricas para produzir vapor. A Cogeração, o reaproveitamento de gases de escape, o uso de placas solares são algumas das opções que uma ESCO (Empresa de Serviço de Energia) pode oferecer visando a redução de consumo de energia.

Climatização:

A cada momento, novas soluções e sistemas são apresentados ao mercado de climatização.

Um retrofit (troca de um sistema antigo por um novo) de um sistema com 15 a 20 anos de operação trará ao cliente final uma economia de 30 a 50% no custo da energia elétrica (depende do sistema e como foi dada a manutenção neste período), além da redução no custo de manutenção.

A diferença entre Eficiência energética e Conservação de energia

Muita coisa no Brasil pode ser corrigida com educação, mas dessa vez convido você a pensar melhor e questionar essa panaceia. Se eficiência é fazer mais com menos, ao apagar a luz, fechar a geladeira, ou tomar banho frio, na verdade, você está poupando energia. Embora o resultado final pareça o mesmo (redução da conta), a confusão entre os conceitos deve ser desfeita para entendermos o resultado da pesquisa. Afinal, uma lâmpada apagada não é mais eficiente que uma acesa.

A economia de energia

Um dos assuntos mais abordados atualmente é a conta de luz. Todos comentam sobre o consumo e o custo da energia elétrica e tentam fazer algo para tornar a operação mais econômica e eficiente. Mas por que não repensamos a economia em eficiência?

Toda economia de energia parte do princípio básico de diminuir a utilização de um recurso e, consequentemente, diminuir a quantidade que se paga por esse produto. No entanto, a economia de energia pode afetar diretamente o modo como esse recurso é utilizado, uma vez que pode significar uma diminuição da produtividade.

Por exemplo, se você tem um gasto X de energia e deseja diminuir o valor que paga, é possível que tenha que diminuir o uso da energia à noite e deixar de realizar algumas tarefas, por exemplo. A vantagem é que você tem certeza de que tudo aquilo que reduzir terá um impacto imediato no valor pago.

Pensando em nossa vida diária no lar, tentamos salvar alguns quilowatts quando apagamos a luz do corredor durante a noite, tiramos o micro-ondas da toma, desligamos o freezer, modem, TV e tudo mais que tiver ao menos um LED aceso.

Considere essas soluções e comece a economizar

Com o aumento da eficiência energética e o uso consciente de energia, serão necessários menos recursos naturais para gerar energia, com menores impactos negativos ao meio ambiente.

Vejam algumas dicas fáceis de serem aplicadas no nosso dia a dia:

  • Evite acender lâmpadas durante o dia. Aproveite a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas.
  • Terminou de utilizar o computador ou de ver televisão? Então desligue.
  • Utilize o chuveiro elétrico na posição correta: “verão” quando o tempo estiver quente e “inverno” quando estiver frio.
  • Evite banhos prolongados, economize água.
  • Ao comprar novos equipamentos para casa, sempre lembre seus pais de optarem por aqueles com selo Procel ou Conpet.
  • Não abra a porta da geladeira sem necessidade, nem a deixe aberta por muito tempo. Afinal, geladeira não é TV para ficar assistindo.
  • Evite dormir com a televisão ligada. Se ela tiver recursos de programação, use o timer.
  • Não deixe as torneiras pingando e verifique se as descargas estão vazando.

Entendeu como essas duas iniciativas visam solucionar problemas bem diferentes? Se você quiser controlar melhor seus gastos com a energia, podemos te ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *