Gestão de energia é uma forma inteligente de reduzir e controlar os custos com energia elétrica em uma empresa, trazendo eficiência energética e aumentando a competitividade do negócio e sua sustentabilidade no mercado.
A utilização eficiente da energia elétrica é uma das principais demandas das indústrias no momento. Além da sustentabilidade, a redução dos custos com eletricidade pode contribuir para mais oportunidades de negócios e aumentar a vantagem competitiva da indústria.
No caso de empresas com operações distribuídas em múltiplos sites, que lidam com centenas ou milhares de faturas por mês, a gestão dessas faturas se torna uma atividade ainda mais trabalhosa. Imagine receber e processar mensalmente um grande volume de faturas de água, energia elétrica, saneamento, gás e outros. A operacionalização dessa rotina não é simples e exige a dedicação de toda uma equipe.
Não basta apenas registrar os valores das faturas e efetuar seu pagamento. O ideal é que a empresa tenha real controle do consumo desses insumos e dos valores que estão sendo cobrados para que possa inclusive alcançar níveis mais avançados de eficiência. Além disso, a gestão de faturas habilita outros processos, como a contestação de contas das concessionárias e a recuperação de créditos tributários.
O processo começa com a análise de todas as informações contidas nas faturas, que podem ser digitadas manualmente, digitalizadas e processadas com um software como o da CC LAPA, ou ainda baixadas diretamente dos websites das concessionárias. Um benefício significativo da gestão de faturas é o aumento do controle e visibilidade sobre o consumo técnico e sobre os custos com energia e utilidades dentro da empresa. No entanto, como estruturar essa operação internamente não é tarefa fácil e demanda investimentos em uma ação que não está ligada ao core business da empresa, sua terceirização se torna uma alternativa viável em muitos dos casos.
O gerenciamento garante diversas vantagens à gestão energética e ao desempenho da organização. Entre elas estão:
- Recebimento de alertas em casos de desvios
O uso de equipamentos desatualizados, por exemplo, como motores elétricos, sistemas de refrigeração, iluminação e ar comprimido, pode acarretar desperdício de energia. Em comparação com os modelos novos, eles consomem mais energia.
- Otimização dos processos de contratação de energia
A partir do monitoramento, o gestor terá informações para conhecer o perfil de uso energético da empresa, e assim, poderá controlar a demanda de energia na empresa.
- Geração de dados para apoiar times locais na tomada de decisões em energia
O monitoramento contínuo da energia permite visualizar as curvas de consumo. Isso facilitará o trabalho dos gestores e de outros profissionais da empresa na hora de tomar decisões estratégicas sobre a energia.
- Garantia de que as modalidades tarifárias, demandas contratadas e fator de potência estejam de acordo e sejam controlados continuamente.
É importante ressaltar que a margem de ultrapassagem da demanda contratada para as unidades consumidoras atendidas em níveis de tensão superiores a 34,5 kV é de 5%, e, ao ultrapassar esse valor, a instituição estará sujeita a multas com valores elevados.
Com o sistema de monitoramento e gestão da CC LAPA, é possível prever os custos, facilitando, assim, o contorno de imprevistos com custos extras.
Um dos caminhos mais seguros para se alcançar eficiência energética é fazer gestão de energia. Afinal, se uma organização reduz o consumo, seja porque identifica e anula focos de desperdício, seja porque otimiza processos, ela consequentemente passa a ter maior eficiência.
Decidir implantar a gestão de energia já é um primeiro passo rumo a novos indicadores de performance. Adotar as melhores soluções e recursos que apoiem essa transição pode ser um diferencial para extrair o potencial máximo de mudança que uma empresa pode alcançar. Assim, a gestão de energia poderá de fato cumprir o que promete – economia, eficiência energética e competitividade.
Entre em contato conosco e conheça os serviços da CC Lapa, reduza os custos em toda matriz enérgica da empresa.