Eletricidade no Carnaval | Cuidados

O Carnaval está chegando, e durante as festividades os riscos de acidentes com a rede elétrica podem aumentar. Para que nada estrague os momentos de alegria, alguns cuidados podem fazer a diferença e a CC Lapa dá dicas sobre a Eletricidade no Carnaval e os cuidados que devem ser tomados, para garantir a segurança durante os dias de folia.

Música, bebida, brincadeiras. Não há dúvidas de que a época carnavalesca está entre as mais aguardadas do ano. Para que a festa não termine mais cedo, o folião precisa atentar para alguns cuidados essenciais. Detalhes poucos percebidos, como o cuidado com a eletricidade, merecem atenção especial pois podem se tornar grandes problemas.

Segundo a Abracopel, o contato com a rede elétrica matou 181 pessoas em 2017 e 172 mortes 2018, mesmo o número sendo menor ainda é considerado um alto índice de mortes dor descuido dos foliões.

Confira algumas dicas para que você possa curtir seu Carnaval com segurança e os cuidados com a eletricidade:
Iluminação, enfeites e alegorias
  • Não lance serpentinas, confetes, entre outros, na rede elétrica, sejam metálicos ou não;
  • Antes de fazer qualquer ligação elétrica ou de instalar enfeites e alegorias, consulte a Empresa Responsável;
  • Não instale nenhum enfeite próximo à rede elétrica;
  • Opte por ligações não clandestinas (gatos), pois podem sobrecarregar o sistema local, provocar o rompimento de cabos e, consequentemente, colocar a população em risco causando acidentes graves;
  • Não jogue líquidos, sprays, água ou qualquer material na rede elétrica. Há risco de choque elétrico.
Trios elétricos e carros alegóricos
  • Não trafegar sob a rede elétrica se a altura desses veículos for igual ou maior que a dos fios elétricos, pois além do risco de choque elétrico, há o risco de colisão com os fios e consequente derrubada dos postes, fios e equipamentos da rede elétrica, que podem cair sobre o próprio veículo ou sobre os foliões;
  • Observar a existência da rede elétrica e tomar cuidado para não tocá-la;
  • Considerar a altura do veículo e das pessoas sobre ele em relação à fiação da rede elétrica e demais obstáculos.
 Palanques para apresentação de shows
  • A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, subterrâneas.
  • A fixação das coberturas deve ser bem feita para evitar o desprendimento e possível projeção contra a rede elétrica.
Aparelhos de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas
  • Não ligar aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.
  • Evitar improvisos (gambiarras), pois eles aumentam o risco de acidentes com a rede elétrica. Cuidado com o “T”, sobrecarregar um “T” (benjamim) pode trazer sérios danos para a família. Ele concentra em um único ponto a intensidade de correntes muito elevadas, que podem provocar um aquecimento, chegar ao ponto do derretimento do “T” e causar um princípio de incêndio.
Colisão de veículos com postes (abalroamento)
  • Não sair do veículo. A pessoa poderá tomar um choque se houver algum cabo partido em contato com o veículo. Se precisar sair do veículo em função de um incêndio, abrir a porta e pular com os pés juntos, o mais longe possível, sem tocar na lataria do carro.

Portanto, se você curte o carnaval e já está com sua fantasia prontinha para a folia, aproveite! Mas fique atento ao seu redor, não deixe que a falta de conscientização estrague a sua alegria e a alegria da sua família.

Gostou do post? Agora que você já tirou suas dúvidas sobre: Eletricidade no Carnaval | Cuidados, aproveite para conferir nosso artigo “IoT para Gestão de Energia”.

A CCLapa oferece soluções completas de conexões inteligentes; sistemas de automação da medição de energia. Saiba como aproveitar todas essas inovações e garantir a entrega de um serviço de melhor qualidade, com mais eficiência e menor custo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *