Distribuidores de energia de todo o mundo tem enfrentado o desafio de entender como podem entregar uma energia sustentável, eficiente e com um menor custo para seus usuários, mas isso só é possível através da medição de energia.
A resposta surgiu juntamente com as novas conexões inteligentes e a tecnologia da Internet das Coisas.
Gerenciar a medição de energia em tempo real, esse método tem se mostrado fundamental para que uma distribuição mais eficiente e barata possa acontecer.
Portanto com essa nova descoberta se tornou cada vez mais comum distribuidoras de energia investirem em soluções de medição de energia mais inteligentes.
Essas soluções são tanto para atender seus clientes em áreas industriais e urbanas, como também em áreas de difícil acesso ou baixa cobertura de telecomunicações.
Portanto Sistemas inteligentes de leitura remota de medição de energia tem se tornado cada vez mais uma das grandes apostas das distribuidoras de energia, com o auxílio das tecnologias inovadoras da Internet das Coisas (IOT).
Os medidores inteligentes estão se tornando cada vez mais populares, mas segundo um estudos, a base instalada de medidores inteligentes deve passar, globalmente, de 450 milhões em 2015 para 930 milhões em 2020.
Soluções mais inteligentes
Com as soluções de IOT as distribuidoras passaram a ter muito mais controle sobre suas ações, além de melhorar e muito a eficiência dos processos de distribuição e controle de energia, pois estão agindo diretamente na eficiência da infraestrutura já existente.
Essa eficiência esta diretamente ligada a um dos maiores problemas que as distribuidoras enfrentam durante todos os anos de trabalho: ela previne e aponta a localização de falhas de energia, mas essas falhas passaram a ser resolvidas de forma remota, ou em casos mais específicos no envio de uma equipe que busca e informa a localização exata da falha.
Assim como dados mais precisos também são enviados pelos dispositivos de internet das coisas, e permitem também a análise do ciclo de vida de ativos como os transformadores, e permite também a implantação de programas de manutenção preditiva.
A implantação das tecnologias e soluções de Internet das Coisas, trazem diversos benefícios tanto para as distribuidoras quanto para seus clientes.
Além disso esses benefícios podem partir das operações por exemplo, que podem permitir a criação de novas receitas e novos modelos de negócio, melhorando as operações já existentes, a otimização de ativos também é uma grade vantagem, além de promover a economia de recursos, engajamento e capacitação de colaboradores, melhorias no gerenciamento de riscos e fortalecimento da segurança.
Relações mais transparentes na medição de energia.
A Internet das Coisas tem o poder de transformar a experiência do cliente, auxiliando a reduzir desperdícios e controlando melhor o seu consumo de energia. Além disso, a automação da coleta, análise e gerenciamento das informações geradas pelos sistemas de leitura remota podem, por exemplo, ajudar a prevenir erros humanos no faturamento do serviço.
Embora a maior parte das iniciativas de medição de energia inteligente até agora esteja voltada para o aumento do faturamento pelas distribuidoras e o combate a fraudes e inadimplências, assim como as conexões inteligentes já oferecem a possibilidade de capturar e analisar dados e, a partir dessa informação, oferecer mais transparência aos clientes, que passam a gerenciar melhor o consumo.
Conforme as informações detalhadas sobre o seu consumo minuto a minuto, grandes indústrias podem, por exemplo, fazer diversas comparações e ajustar a sua linha de produção, planejando e redistribuindo o consumo de energia de cada equipamento ao longo do tempo.
Evitando assim o maior uso em períodos de pico e aproveitando períodos quando a energia é mais barata, fortalecendo assim o conceito de Indústria 4.0.
Apesar da possível redução de consumo, com a medição de energia inteligente as distribuidoras passam a ganhar de fato com o combate às perdas e redução de furtos e fraudes, com monitoramento e diagnósticos em tempo real de sua rede.
O monitoramento de medição de energia proporciona:
- Diagnósticos precisos e rápidos;
- Alarmes e eventos para identificar possíveis falhas;
- Auto recuperação em caso de falhas de rede;
- Implantação de programas de manutenção preditiva e gestão de ativos em equipamentos.
Gostou do post? Agora que você já tirou suas dúvidas sobre Como a Internet das Coisas está mudando a medição de energia, aproveite para conferir nosso artigo “IoT para Gestão de Energia”.
A CCLapa oferece soluções completas de conexões inteligentes; sistemas de automação da medição de energia. Saiba como aproveitar todas essas inovações e garantir a entrega de um serviço de melhor qualidade, com mais eficiência e menor custo.