A Importância da Boa Qualidade de Energia

A qualidade da energia é simplesmente a interação da energia elétrica com os equipamentos elétricos. Se o equipamento elétrico opera de maneira correta e confiável, sem sofrer danos ou desgaste, diríamos que a energia elétrica é de boa qualidade.

Uma série de problemas de qualidade de energia, incluindo harmônicos elétricos, fator de potência pobre, instabilidade de tensão e impacto de desequilíbrio na eficiência do equipamento elétrico. Isso tem uma série de consequências, incluindo:

  • Maior uso e custos de energia
  • Custos de manutenção mais altos
  • Instabilidade e falha do equipamento

O gerenciamento de energia é uma consideração importante para qualquer negócio e é fundamental que a qualidade da energia seja avaliada assim como parte de qualquer estratégia de gerenciamento de energia.

Por que a qualidade da energia é importante em instalações elétricas?

Visto que a energia elétrica é o coração da indústria, o comércio e o desenvolvimento manter um status de qualidade no fluxo de eletricidade é vital. É muito importante ter medidas de Qualidade de Energia na determinação de riscos e possíveis defeitos nas instalações elétricas.

CC Lapa oferece equipamentos e conhecimentos para registrar problemas de Qualidade de Energia e contribuir para a solução de suas instalações elétricas.

 Usando instrumentos complexos, medimos a qualidade da tensão e o fluxo de eletricidade em um sistema.

A alta qualidade da energia elétrica é alcançada somente se estas condições forem atendidas: um bom projeto inicial, ação corretiva eficaz, monitoramento frequente e manutenção adequada dos ativos elétricos.

Impacto da má qualidade de energia

A má qualidade de energia pode ser descrita bem como qualquer evento relacionado à rede elétrica que, em última análise, resulta em uma perda financeira. Possíveis consequências de baixa qualidade de energia podem resultar em:

  1. Falhas inesperadas da fonte de alimentação (desligamento de disjuntores, queima de fusíveis).
  2. Falha ou mau funcionamento do equipamento.
  3. Superaquecimento do equipamento e redução de sua vida útil.
  4. Aumento de perdas de sistema, perdas de linha.
  5. Danos a equipamentos sensíveis (PCs, sistemas de controle).
  6. Interferências de comunicação eletrônica.
  7. Multas impostas pelas concessionárias porque o local polui a rede de abastecimento.

Por que é importante medir os parâmetros de qualidade de energia de uma instalação após a conexão do sistema solar?

Deve-se enfatizar várias questões para a análise dos dados registrados: a diferença entre a carga e a produção fotovoltaica influencia significativamente todos os parâmetros medidos, ou seja; quando a energia produzida pelo sistema fotovoltaico é comparável com a energia fornecida pela fonte principal da rede, o comportamento da usina fotovoltaica é mais perceptível na rede, ainda mais porque o sistema fotovoltaico estudado está próximo à subestação e há pouca impedância entre eles.

Energia ativa: O perfil de carga da rede e a energia produzida pelo monitoramento da planta fotovoltaica são essenciais para avaliar o consumo de energia e a taxa de fluxo de energia reversa para a rede.

Potência Reativa: Os inversores fotovoltaicos estão sujeitos à ação de sistemas de controle que visam fornecer potência reativa zero na frequência fundamental, mas várias experiências têm mostrado que os filtros dos inversores não são desconectados consumindo potência reativa, mesmo quando o sistema FV não está operando.

Fraco fator de potência:  fator de potência de impacto da operação do sistema fotovoltaico em níveis inaceitáveis ​​durante a operação do sistema fotovoltaico. A maior parte da energia ativa demandada pelos clientes é fornecida pela planta fotovoltaica, reduzindo a demanda de energia ativa da rede, mas a demanda de energia reativa é a mesma.

Corrente e tensão dos harmônicos : os harmônicos são múltiplos da frequência fundamental. Os harmônicos em nossos sistemas elétricos são normalmente causados ​​pela distorção de nossa forma de onda de tensão ou corrente. A principal causa de harmônicos são as cargas eletrônicas que atraem correntes em pulsos curtos. O padrão limita o THDU a 5%. Portanto, a distorção de alta tensão e corrente afeta a operação do sistema fotovoltaico.

Onde começar (planejar, investigar e testar)

Por isso, a qualidade da energia tornou-se uma grande preocupação tanto dos fornecedores de eletricidade quanto de seus clientes. 

Para os clientes, o impacto econômico de distúrbios de energia pode variar de várias centenas de dólares para consertar ou substituir eletrodomésticos a milhões de dólares em perdas de produção e limpeza.

  1. Planeje sua pesquisa de site
  2. Investigar áreas suspeitas
  3. Testar ou monitorar
  4. Analise os resultados

Os engenheiros de comissionamento da CC Lapa podem visitar seu local e conectar os instrumentos de medição de qualidade de energia por um período de tempo e fornecer relatórios sobre corrente, tensão, energia, harmônicos, etc.

Nossos serviços são solicitados principalmente por instaladores solares que precisam fornecer relatórios de teste de qualidade de energia para DNSP que analisam o impacto do sistema solar conectado à rede na qualidade geral da energia na instalação. 

Precisa saber mais sobre nossos serviços? 

Gostou do post? Agora que você já tirou suas dúvidas sobre o Mercado Livre de Energia, aproveite para conferir nosso artigo “IoT para Gestão de Energia”.

A CCLapa oferece soluções completas de conexões inteligentes; sistemas de automação da medição de energia. Saiba como aproveitar todas essas inovações e garantir a entrega de um serviço de melhor qualidade, com mais eficiência e menor custo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *