A modernização das redes de esgoto podem até ser invisíveis para quem vê, mas tem sido fundamental para a evolução da prestação de serviços na área de saneamento básico.
A telemetria e sua infinitas possibilidades de conectar dispositivos, tem sido utilizado em diversos setores afim de buscar melhorias para o desenvolvimento e melhorias humanas, até mesmo no sistema de saneamento.
Telemetria no Saneamento Básico.
O objetivo principal em implantar a telemetria nos sistemas de Saneamento básico, foi de tornar possível a realização da medição de forma remota, ou seja, sem a necessidade de coletar dados in loco.
Dispositivos são implantados ao longo da rede com captando os mais diversos tipos de informações , como: lançamentos clandestinos, funcionamento e nível das estações e reservatórios, ligações irregulares, e status dos próprios aparelhos.
Com a obtenção de inúmeros dados, e em tempo real, qualquer tipo de correção ou anomalia é identificada de forma mais rápida e a correção mais assertiva.
Para viabilizar o sistema, se faz necessário o uso de tecnologias de comunicação remota.
Teste de fumaça
O vazamento em um circuito de saneamento pode acarretar sérios transtornos, prejuízos financeiros e o pior de todos, o desperdício de agua e de recursos naturais importantes para a planeta e para a sobrevivência da raça humana.
Na busca de encontrar uma solução para minimizar esses vazamentos e seus efeitos, as prefeituras passaram a adotar um processo chamado “teste de fumaça”. Esse teste trata-se do lançamento de fumaça atóxica diretamente na rede de esgotos, com o intuito de observar por onde a fumaça sairia ao longo de toda a rede.
Esse teste apesar de eficaz, exige deslocamentos periódicos e a intervenção humana, além de não permitir um acompanhamento em tempo real.
Já com a utilização da telemetria de saneamento, é possível manter um monitoramento constante do fluxo, ou seja, a qualquer momento se surgir qualquer irregularidade, um alerta é enviado em tempo real para a central de controle das operações, com isso a concessionária tem, então, a possibilidade de agir de forma rápida.
Outras Vantagens
A utilização da telemetria na rede de esgoto traz várias outras vantagens. e algumas delas são:
- Quando ocorre uma interrupção do abastecimento em um município, normalmente é a população que fica encarregada de avisar a concessionária do ocorrido. Com o auxílio de um sistema de telemetria, a empresa consegue antever esses problemas com base em anomalias indicadas pelos dados apresentados no sistema. Logo, ao invés de tomar medidas paliativas, a concessionária pode resolver o problema bem antes que chegue à população, ou seja, medidas de prevenção.
- O sistema é capaz de identifica pequenos problemas nas próprias máquinas da rede de saneamento, como alta temperatura e consumo irregular de energia elétrica. Assim, é possível fazer uma manutenção preventiva.
- Antecipa as falhas e identifica exatamente qual o equipamento precisa de manutenção, diminuindo assim drasticamente nos custos da empresa.
- apresenta dados precisos sobre toda a rede de saneamento, assim, a concessionária pode tomar decisões importantes de forma assertiva ao invés de “achismos”.
- Por fim, a telemetria aplicada ao saneamento nos ajuda a gerenciar o consumo de água. Além de reduzir o desperdício desse precioso recurso, bem como nos tornando conscientes em relação ao seu uso.
Gostou do post? Agora que você já tirou suas dúvidas sobre A Telemetria no Saneamento, aproveite para conferir nosso artigo “IoT para Gestão de Energia”.
A CCLapa oferece soluções completas de conexões inteligentes; sistemas de automação da medição de energia. Saiba como aproveitar todas essas inovações e garantir a entrega de um serviço de melhor qualidade, com mais eficiência e menor custo.