Para as empresas, um grande desafio é garantir uma boa gestão das faturas de energia, que possa contribuir para o controle direto sobre os custos. Gestão de energia não é custo, é investimento!
Os aspectos que podem influenciar nessa gestão das faturas de energia são inúmeros.
É muito importante que um controle rigoroso que permita validar os consumos registrados assim como a aplicação das regras dos contratos.
Quanto mais complexo o contrato do insumo, mais crítico é o controle. Com esses obtidos é possível realizar análises mais críticas, tomar decisões mais assertivas e alcançar níveis mais elevados de eficiência energética.
Por que a gestão da energia elétrica deve ser prioridade nas empresas?
No Brasil, apenas 49 empresas são reconhecidas internacionalmente por seu trabalho de gestão da energia elétrica. A ISO 50001 estabelece os parâmetros para uma administração de qualidade e pode ser obtida por qualquer empresa, independentemente do seu setor de atuação e do seu tamanho, o que significa que pequenas e médias também podem almejá-la.
A gestão de energia e utilidades tem como um de seus objetivos melhorar o desempenho energético, incluindo a eficiência energética, uso e consumo. Diante disso, as equipes gestoras desenvolvem soluções para controle do consumo de energia e utilidades em tempo real, obtendo certificações que colocam em prática programas que buscam elevar o nível de eficiência energética através da melhoria contínua dos processos produtivos e, além disso, a redução da emissão dos gases de efeito estufa.
Ainda que o ponto de vista econômico seja a principal preocupação das empresas, o gerenciamento de energia vai muito além da diminuição de gastos e envolve todas as etapas do processo – do chão de fábrica até o corporativo. Um sistema de gestão de energia e utilidades que atua de maneira integrada atende todos os setores técnicos e administrativos da corporação, permitindo amplo acesso aos indicadores de interesse.
Descubra quais são as vantagens que um bom sistema de gestão de faturas pode levar à sua empresa:
A propagação das informações
Ao falar sobre Indústria 4.0, a disseminação de informações e a acessibilidade delas estão sempre atreladas. Os dados devem ser compartilhados para o maior número de profissionais, fazendo com que a chance de se tornarem mais independentes e realizar suas próprias análises aumente.
Adequação das normas
A ISO 50.001 é a norma de verificação e certificação que detecta as empresas que atingem alguns dos requisitos mínimos estabelecidos de governança de processos e tarefas relacionados à disciplina de gestão de energia e utilidades.
A norma exige o uso de dados para uma melhor compressão e tomada de decisões sobre o consumo energético, além de aprimorar a gestão de energia. Automatização do trabalho mecânico como digitação de faturas, conferências e auditorias para que as pessoas possam direcionar seu esforço em tarefas como análise, investigação, comparação, previsão e, enfim, a gerência de fato.
Monitoramento dos cálculos
Um dos maiores desafios enfrentados pelas grandes empresas é como lidar com as diversas classes de tarifas impostas, no consumo, demanda, multas, subvenção etc. Sendo assim, é fundamental o uso de recursos suficientes para analisar os cálculos das concessionárias de energia e verificar se as regras foram aplicadas corretamente.
A comparação do valor medido com o valor faturado pode ser uma forma de medição. Com o auxílio de um sistema, torna-se possível automatizar essa análise e descobrir de forma mais rápida se existem ou não diferenças entre o valor total calculado pelo sistema e o valor calculado pela concessionária, por exemplo.
Todos esses fatores influenciam diretamente na redução de custos. Com uma rotina automatizada seus colaboradores podem focar suas energias em outras tarefas.
Benefícios da eficiência energética
- Redução de custos e despesas
- Aumentos nos níveis de produtividade
- Maior controle de processos produtivos
- Redução dos impactos ao meio ambiente
- Maior previsibilidade da demanda e custos de insumos energéticos
- Aumento de competitividade
- Diminuição da liberação de gases de efeito estufa
- Redução do consumo específico de energia
Existem vários benefícios em adotar um sistema de gestão de energia e utilidades integrado na sua empresa. Benefícios esses que vão além da questão econômica e de funcionamento. Portanto, é fundamental investir em um sistema de gestão de energia de qualidade e conscientizar os colaboradores da sua empresa a pensar e agir de maneira sustentável.
A CC Lapa Telemetria fornece sistemas de medição de energia elétrica e utilidades. Entre em contato conosco!