Para comemorar! O Brasil subiu para a sexta posição na capacidade de energia eólica global do Ranking de Capacidade Total Instalada de Energia Eólica Onshore, organizado pelo Global Wind Energy Council (GWEC).
A lista e mais informações estão em um relatório completo elaborado pela instituição, de acordo informações da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica). Ainda segundo a entidade, o país ocupava o 15º lugar em 2012.
Como Se Deu o 6º Lugar da Capacidade de Energia Eólica Brasileira?
De acordo o conselho global, o país tupiniquim registrou em 2020 21,5 gigawatss (GW) de capacidade de energia eólica, superando países como China, EUA, Alemanha e Índia. Já em 2021, houve um aumento de 93,6 GW, levando a capacidade total acumulada para 37 GW, ou seja, um aumento de 12% ao ano.
E esses números não são atoa. O Brasil bateu recorde de expansão da capacidade instalada de energia elétrica a partir de fonte eólica em 2021 ao chegar a 3.051,29 megawatts, considerando os dados referentes a novembro.
Ainda em 2014, quando foi alcançado o recorde anterior, foram liberados 2.786 megawatts para operação comercial no país segundo informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
E a perspectiva é de mais expansão para o setor. Ainda de acordo a Aneel existem hoje cerca de 5,5 gigawatts de usinas eólicas em construção no país. A estimativa é que 2,95 gigawatts entrarão em operação ao longo de 2022, representando valor equivalente a 2021.
Projeções Para o Futuro da Capacidade de Energia Eólica Brasileira
No último mês, o governo federal, através do Ministério de Minas e Energia, lançou o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031. No documento, são propostas uma série de perspectivas de crescimento do setor de energia elétrica para os próximos 10 anos.
Ainda de acordo o documento, os investimentos para o setor serão na ordem de R$ 3,2 trilhões até 2031. Além disso, o plano do Governo Federal prevê que a geração de energia elétrica no Brasil (inclusindo a capacidade de energia eólica e solar) chegue aos 275 gigawatts (GW) em 2031.
Com isso, estima-se que a capacidade instalada de geração elétrica atinja o nível de renovabilidade de 83% em 2031.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a construção de um setor energético capaz de continuar a transformar os recursos naturais brasileiros, que são abundantes, em bem-estar e prosperidade para a sociedade brasileira é um dos faróis que norteiam as projeções do Governo Federal para o futuro energético do país.
Fonte: Ekkogreen – Capacidade de Energia Eólica