O centro de medição é o ponto da instalação no qual a concessionária efetua a instalação dos seus medidores para a coleta dos dados necessários para o faturamento da energia elétrica fornecida em empreendimentos com um número considerável de consumidores independentes.
Os centros de medição são formados por caixas metálicas ou de policarbonato que recebem os cabos de entrada da concessionária, caixas que acomodam os medidores, caixas com dispositivos de proteção e quadros de distribuição para cargas da área comum e sistemas de combate a incêndio.
Assim Cada concessionária de energia possui padrões específicos para a instalação e medição.
No geral, estes equipamentos possuem cabos de entradas e saídas de energia e sendo assim monitoram todo o gasto mensal de cada unidade consumidora.
Comumente, os centros de medição também agregam sistemas de proteção contra curtos circuitos, choques elétricos, assim como incêndios.
Existem duas maneiras distintas de um Centro de Medição receber energia elétrica da concessionária: pelo sistema aéreo e pelo subterrâneo.
Aéreo
O Centro de Medição necessita de um poste de entrada localizado no limite da propriedade com a via pública.
Além disso o ramal de alimentação aéreo deve estar conectado aos ramais principais da edificação no topo do poste para levar energia até o centro de medição.
Subterrâneo
O Centro de Medição é alimentado pelo ramal subterrâneo da concessionária de modo direto, sem precisar de poste. O ramal de alimentação subterrâneo é conectado diretamente na caixa seccionadora de entrada no centro de medição.
A Manutenção do Centro de Medição de Entrada de Energia deve ser realizada periodicamente para aumentar a vida útil dos componentes da instalação.
A Manutenção dos Centros de Medição previne que ocorram aquecimentos, curto circuitos, escapes de energia, falta de luz e até mesmo incêndios.
Além do visual inovador, o conjunto de medição agrupada, promove também a economia do espaço alocado para medição.
Principalmente em relação aos conjuntos metálicos tradicionais, devido ao agrupamento das caixas.
Gostou do post? Agora que você já tirou suas dúvidas sobre: Prevenção de doenças virais | como a IoT pode contribuir, aproveite para conferir nosso artigo “IoT para Gestão de Energia”.
A CCLapa oferece soluções completas de conexões inteligentes; sistemas de automação da medição de energia. Saiba como aproveitar todas essas inovações e garantir a entrega de um serviço de melhor qualidade, com mais eficiência e menor custo.