IoT para Gestão de Energia

gestão de energia iot

As redes de IoT prometem democratizar a conectividade: o acesso à informação abundante, mesmo que oriunda de fontes distribuídas. Cada veículo, cada eletroeletrônico poderá enviar informações de seu estado, tornando tudo mais fluido e rápido. Com a Gestão de Energia não é diferente, o movimento começou lentamente e vem ganhando ritmo.

Sistema de Gestão de Energia

Um Sistema de Gestão Energética (SGE) é a soma de um conjunto de ações culturais executadas por uma equipe que inclui a compra, medição e utilização de energia de acordo com processos otimizados para cumprir metas pre-estabelecidas.

Dentro de qualquer estrutura de gerenciamento, sabe-se que a medição dos resultados tem papel crucial no sucesso e, num Sistema de Gestão Energética não poderia ser diferente.

Esta gestão se torna cada vez mais viável com duas tendências tecnológicas fundamentais para a transformação digital em qualquer indústria: a Internet das Coisas – IoT, na sigla em inglês (Internet of Things) – e a Inteligência Artificial.

Suponhamos que sua empresa deseja acompanhar a gestão de indicadores energéticos e garantir resultados de eficiência energética de maneira objetiva. A CC Lapa proporciona o acompanhamento dos resultados através do sistema de telemetria on-line.

Vantagens

Este sistema integra os equipamentos ligados aos aos Multimedidores elétricos que por sua vez, calculam e disponibilizam diversos dados do sistema elétrico.

Esses sistemas são usados para para a tomada de ações visando racionalização do consumo elétrico.

Os dados podem ser exportados através do software CC LAPA em outras palavras, podemos ter acesso a informações de consumo de energia elétrica em qualquer dispositivo que acesse a grande redeEste caso exemplifica uma aplicação do conceito de Internet of Things – IoT – aplicado a um painel elétrico.

Os dados extraídos desse sistema de telemetria precisam ser processados para gerar valor. Devido a grande quantidade de dados brutos, estes números, sem o devido tratamento, pouco contribuem para a implementação de ações de eficiência energética.

Assim como a adoção de tecnologia inteligente ajuda também a melhorar a gestão dos ativos.

Isso porque a internet das coisas mostra que os sensores podem ser usados para identificar a localização, número de série e parâmetros técnicos de transformadores, cabos, postes, entre outros.

Além de simplificar o gerenciamento de trocas e reparos.

Portanto para se ter uma ideia de potenciais ganhos, muitas vezes quando um transformador é trocado, se pode consertá-lo e instalá-lo em outro lugar.

Com isso se evita o risco de se perderem na logística de reparos e estoques contábeis por conta de controles manuais.

Gostou do post? Agora que você já tirou suas dúvidas sobre: Prevenção de doenças virais | como a IoT pode contribuir, aproveite para conferir nosso artigo “Centro de Medição de Energia Elétrica | o que é?”.

A CCLapa oferece soluções completas de conexões inteligentes; sistemas de automação da medição de energia. Saiba como aproveitar todas essas inovações e garantir a entrega de um serviço de melhor qualidade, com mais eficiência e menor custo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *