Telemetria e o futuro da produção agrícola

A possibilidade de implantar novas tecnologias nas produções agrícolas tem contribuído e muito para o aumento da produtividade na agricultura, entre as tecnologias estão Big Data, inteligência artificial e a que vamos abordar nesse post: a telemetria!

O que é telemetria?

Telemetria, significa transmissão de dados à distância, a palavra se origina do grego tele, que quer dizer remoto em português, e metron, que significa medida.

A telemetria pode ser usada dentro da lavoura das mais diversas formas, ela acompanha e automatiza os mais variados processos de uma produção, entre essas formas estão:

Automatização dos processos

Com o uso da telemetria é possível automatizar inúmeros processos no cultivo. A pulverização de defensivos agrícolas, a fertilização e a irrigação, são alguns deles.

Através de um dispositivo que é instalado nas máquinas, é possível identificar qual a área total da aplicação e um momento exato do dia, assim como descobrir qual o volume de insumos utilizados e em qual velocidade.

A telemetria melhora a gestão de recursos utilizados e a eficiência na produção de forma assustadora, aumento assim a produtividade da lavoura. Além disso é possível planejar os gastos dos insumos e o quanto cada um deles já foi utilizado.

Outro processo que também conta com a automatização é o processo de semeadura, isso através de máquinas que introduzem as sementes no solo de acordo com o espaçamento e quantidade de recomendadas.

Condições de plantio e mapeamento do solo

É possível obter uma gama de informações sobre a produção agrícola, através de sensores espalhados pelo terreno

Através de um dispositivo meteorológico por exemplo, é possível obter dados das condições climáticas da região, como temperatura umidade do ar, precipitação e velocidade do vento.

Além disso existem inúmeros dispositivos que conseguem fazer um mapeamento da fertilidade e identificar se os insumos estão sendo utilizados corretamente. Esses dispositivos também conseguem captar informações e fazer uma análise, identificando e detectando desde deficiências nutritivas, até o fluxo de pragas.

Esses fatores possibilitam o cruzamento de dados, e possibilitam o melhor entendimento de qual a necessidade da produção, facilitando assim, a escolha de adubos e defensivos mais adequados para aquela lavoura específica, aumento a eficiência da produção.

Através da telemetria, todas essas informações podem ser acessadas de forma remota, sem a necessidade de um técnico se deslocar até o campo.

Gestão das máquinas agrícolas

Todas máquinas agrícolas também podem ser monitoradas através da telemetria assim como na telemetria veicular.

Desde pulverizadoras até os tratores, a telemetria pode ser utilizada para identificar a quantidade de combustível que está sendo consumido, a distância percorrida durante dia e em qual velocidade, rotação e a temperatura do motos.

Todas as vezes que alguma irregularidade for identificada, é possível realizar as manutenções antes que o problema se agrave.

Além disso esses veículos podem ser identificados por geolocalização via satélite, aumento ainda mais a precisão nas rotas.

Vantagens e Desvantagens
Vantagens:

Podemos dize que a implantação da telemetria nos processos agrícolas traz apenas uma desvantagem: o investimento em equipamentos e softwares exigem um alto investimento além de pessoas qualificadas para operar esses sistemas.

Porém o retorno é muito maior, visto que a telemetria auxilia no aumento da produtividade e reduz diversos custos nessas operações.

Já como benefícios podemos citar:
Diminuição do impacto ambiental

Com a telemetria incorporada nos processos de produção agrícola, a gestão de recursos passa a ser mais eficaz, o uso de água e fertilizantes por exemplo são melhores administrados. Por isso o desperdícios são minimizados e o impacto que a agricultura causo no meio ambiente também.
Além disso, com as máquinas conectadas em um sistema único, é possível identificar por onde cada uma delas passou.

Esses dados evitam uma aplicação desnecessária de insumos e defensivos em uma mesma área, economizando assim, recursos e contribuindo para uma maior longevidade do solo.

Diminuição de custos

A diminuição nos custos é uma consequência da telemetria.

Através da precisão maior na aplicação de insumos, diminuindo o desperdício e fazendo a manutenção preventiva das máquinas.

A partir daí a produção torna-se muito mais barata, economizando e muito nos investimentos para produção.

Melhores Tomada de decisões

Através da telemetria, é possível que o produtor acompanhe todos os processos de plantio que estão sendo executados de forma remota, com todas as informações concentradas em um único lugar. Essas informações podem ser acessadas pelo computador, tablet ou celulares.

Assim como é possível também obter todos os dados armazenados em uma plataforma única e com uma visão geral de todos os processos, o gestor passa a tomar decisões baseadas em fatos, mesmo não estando no local exato da produção.

Aumento na produção agrícola

Podemos dizer que o principal objetivo da implementação da telemetria na produção agrícola é o aumento da produtividade.

Através do monitoramento completo de todos os dados, o mapeamento das condições que afetam a produção e o monitoramento do maquinário agrícola, o agricultor tem o total controle de sua cadeia de produção.

A telemetria agricultura possibilita um cultivo mais produtivo, preciso e inteligente, elevando todos os resultados da produção.

Gostou do post? Agora que você já tirou suas dúvidas sobre Os Potenciais da Telemetria na Gestão do Mercado Livre., aproveite para conferir nosso artigo “IoT para Gestão de Energia”.

A CCLapa oferece soluções completas de conexões inteligentes; sistemas de automação da medição de energia. Saiba como aproveitar todas essas inovações e garantir a entrega de um serviço de melhor qualidade, com mais eficiência e menor custo.

Conheça os Serviços de Medição da CC LAPA entre em contato com a nossa Equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *